quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vai uma massagem aí?



A massagem é uma forma ideal para ajudar o idoso a manter a qualidade de vida. A prática alivia problemas digestivos e intestinais, fadiga muscular, dores na coluna, cansaço, ansiedade e depressões comuns nessa fase da vida, além de melhorar a circulação linfática – diminuindo edemas e mantendo um bom padrão do sono. A massagem ajuda no aumento da autoestima, pois a atividade tem o poder de resgatar o bem-estar pessoal, devolvendo o prazer, a vontade de viver e a interação e reinserção social do idoso. 

Mas os benefícios da massagem vão além do comum. A prática auxilia na mobilidade também. “Isso porque elas têm a função de aumentar a circulação sanguínea, aumentar o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. Com isso, há uma melhora no sistema imunológico, além de ajudar no tratamento da fibromialgia, uma doença muito comum na terceira idade”,. 


Alongamentos realizados em alguns tipos de massagem também podem auxiliar na mobilidade, uma vez que trabalha regiões corporais que há muito tempo não estão sendo solicitadas devido ao sedentarismo – comum em muitos idosos, pois têm patologias que impedem exercícios e dificuldade de equilíbrio. 
 

Pele

Os primeiros sinais do envelhecimento estão na pele. Sua camada externa fica com uma textura mais fina e um menor número de fibras de colágeno, resultando em uma cútis com aparência flácida e rugas. Os produtos utilizados na massagem auxiliam no estímulo da circulação, que vai ter uma função fundamental de melhorar a nutrição do tecido e deixá-lo mais lubrificado e hidratado. 


A chamada propriocepção


Toda vez que fazemos o nosso corpo passar por estímulos diferentes a consequência é a melhora da propriocepção e consciência corporal, e com a massagem não é diferente. “O toque dado pelo terapeuta, as diferentes pressões utilizadas e até os acessórios utilizados em algumas terapias trazem aos idosos diferentes sensações. E o resultado é fantástico não só no bem-estar mental, por meio do relaxamento, mas também no ganho de novas experiências perceptivas”.
 

Cuidados

O principal cuidado que o idoso deve ter é procurar sempre um profissional qualificado para realizar suas sessões de massagem. Este profissional deve ter domínio em anatomia e fisiologia e saber que com o passar dos anos as alterações apresentadas pelo idoso devem ser respeitadas. Além disso, a pressão e as manobras devem ser adequadas para cada pessoa. “Assim como em qualquer idade, a massagem é contraindicada para quem tem doenças vasculares como a trombose, ósseas como osteoporose ou osteopenia, câncer ativo com risco de metástases sem autorização médica, febre ou qualquer sinal de infecção.