quinta-feira, 4 de abril de 2013

Longe de estrias e celulites



As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
 

Existem algumas causas para a formação das estrias e celulites, como : alterações hormonais e circulatórias;má alimentação; fumo; sedentarismo; uso de pílulas anticoncepcionais e tratamentos de reposição hormonal .
Recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
 

Dicas:
 

1. Hidratação
 
Como substância abundante no corpo, a água é componente essencial dos tecidos. Tem papel importante nas funções do organismo como um todo, e principalmente na hidratação da pele, evitando celulites e estrias.  A quantidade ideal de consumo para um adulto durante as 24 horas do dia, deve ser de no mínimo 35ml/Kg de peso, ou seja, um indivíduo de 70Kg deverá consumir no mínimo 2,5L de água ao dia. Esse consumo deve aumentar nos períodos em que as temperaturas aumentam muito (verão); antes, durante e depois de exercícios físicos; quando apresentar febre e resfriado. Gestantes e nutrizes (mulheres em período de amamentação) também devem consumir mais água.


2.Fuja de dietas rigorosas

 
Evite o "efeito sanfona". Fuja dos regimes de muito baixo valor calórico , pois você não conseguirá manter pelo baixo valor de nutrientes que oferecem esses tipos de dietas e fará com que você perca a firmeza  e a elasticidade aparecerá. Uma boa dieta nos faz perder gordura e  reduz a celulite.


3. Reeducação alimentar

 
Reeduque-se, evite celulites e estrias e outros danos causados por uma má alimentação, dedique-se aos cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leite e derivados, e as carnes magras em geral, Uma dieta equilibrada supri  todas as necessidades do corpo sem que seja necessário o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas, "fast-foods", etc.  Com a prática da reeducação alimentar, consegue-se diminuir visivelmente as celulites e estrias.


4. Exercícios Físicos


Faça exercícios localizados combinados com atividade aeróbica (corrida, natação, bicicleta, etc) para reduzir as celulites. Pratique pelo menos 30 minutos, 3 a 4x por semana.


Alguns tratamento mais utilizados para diminuir as estrias e celulites:


5. Drenagem Linfática

 
A drenagem linfática é usada contra a celulite, o envelhecimento e edemas da pele, nas rugas ou nas bolsas que formam papadas, nas pernas pesadas e quadris, além de no combate ao stress e cansaço em geral. É aplicada também nos tratamentos pré e pós-cirúrgicos. A drenagem linfática com finalidade estética deve ser praticada por esteticistas que tenham r  treinamento específico.
 

6. Massagem Estética
 

Toda massagem corporal tem a finalidade de estimular a redistribuição da gordura, ajuda a drenar líquidos e modelar a silhueta. Além disso promove também um relaxamento muscular aliviando o stress que deteriora a pele e envelhece prematuramente.
Mantenha-se longe das estrias e celulites,  pequenas mudanças em seu dia-a-dia  trarão benefícios visíveis em seu corpo e auto-estima. Para adequar-se a um tratamento especifico, procure um médico especialista