terça-feira, 30 de abril de 2013

Dermatologista cria rotina de cuidados com a pele masculina



Apesar da falta de paciência e de tempo para tratar a cútis, homens das mais variadas idades também precisam adotar uma série de cuidados especiais para driblar alguns probleminhas cutâneos. Para combatê-los, ao contrário do que se imagina, não são necessárias muitas horas do relógio: basta entender as características da pele.

A derme masculina tende a ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres, além de produzir mais suor, devido à ação dos hormônios. “Dessa maneira, a dica é sempre optar por cosméticos recomendados que atendam a essas necessidades específicas”, explica Angélica Pimenta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, confira, a seguir, uma rotina de cuidados com a pele rápida, simples e eficaz, dedicada especialmente para facilitar o dia a dia do público masculino.

Limpeza do rosto
Ação fundamental para os homens que desejam conquistar uma pele livre de impurezas e do excesso de oleosidade, lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Por isso, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões neutras.

Hidratação da pele
Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante, responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas. Para obter o efeito esperado, o produto - geralmente encontrado na versão sem cheiro - deve ser aplicado duas vezes ao dia.

Banhos mornos
Na hora do banho, a ala masculina deve sempre optar pela água morna, pois a alta temperatura do chuveiro remove o manto hidrolipídico (camada natural de proteção da pele feita de água e gordura), favorecendo o ressecamento. Além disso, pode-se apostar em sabonetes ou géis de limpeza com pH neutro, que retiram as impurezas da cútis sem deixá-la seca.

Barba
O trato com a barba deve ser realizado, preferencialmente, após o banho. Afinal, é neste momento que a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. No entanto, outros cuidados são fundamentais para garantir que o processo seja eficaz.

Por isso, na hora de tirar os pelos da face, recomenda-se a aplicação de um creme de barbear, seguido por um bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante - ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite -, assim como loções anti-inflamatórias.

Proteção contra os raios solares
Potente aliado da cútis, o protetor solar também não deve ser dispensado pelos homens. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.


Agência Hélice
Terra



Confira na íntegra a matéria completa:
http://beleza.terra.com.br/sua-pele/para-sua-pele/dermatologista-cria-rotina-de-cuidados-com-a-pele-masculina,5bc013a25073e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html