O que é
A dermatite seborréica (DS) é uma doença crônica e recorrente, afeta de 1% a 3% dos adultos imunocompetentes e crianças, e apresenta predominância discreta no sexo masculino. Está relacionada ao aumento da produção sebácea, sendo como locais frequentes a face, orelhas, couro cabeludo e tronco superior (locais ricos em glândulas sebáceas). Tensão emocional, agentes microbianos e fúngicos podem agravar ou desencadear a dermatite seborréica.
Sintomas
A DS manifesta-se por lesões crônicas avermelhadas e descamativas, graxentas, com predileção pelo couro cabeludo (popularmente denominada caspa), região retroauricular, têmporas, sulco nasogeniano, sobrancelhas e até a região palpebral (blefarite seborréica). Coceira no couro cabeludo é um dos sintomas mais comuns. A doença evolui com períodos de exacerbação considerável, principalmente nos meses frios e em períodos de estresse. As lesões podem generalizar-se após tratamento inadequado ou exposição solar intensa.
Saiba Mais
A DS pode piorar com a ingestão de álcool, alimentos gordurosos, carboidratos, excesso de roupas, banhos quentes (superaquecimento corporal).
Como saúde e automedicação não combinam, buscar a orientação de um especialista - no caso um dermatologista é sempre o melhor caminho.