Os pés, muitas vezes deixados em segundo plano, são a base de sustentação do corpo, sendo o órgão fundamental da locomoção humana. A pele dos pés, por ser aárea do corpo mais exposta à pressão e fricção, necessita de uma atenção igual ou maior em relação às restantes zonas do corpo.
A pele dos diabéticos necessita de atenção redobrada.
O diabético pode apresentar circulação sanguínea e sensibilidade reduzidas nos pés, tornando-o mais vulnerável ao surgimento de lesões que poderão evoluirpara infecções e em ultimo caso conduzir a amputações dos membros inferiores.
Assim, cuidados especiais devem ser tomados nos pés de diabéticos:
1. Controle regularmente a pressão sanguínea e a glicemia.
2. Observe os pés, a planta, o calcanhar e os espaços entre os dedos e veja seencontra diferenças de cor na pele, bolhas, fissuras, calosidades e inchaços.
3. Lave os pés todos os dias. Após a lavagem, seque muito bem os pés (não esquecerentre os dedos). Em seguida, aplique Eucerin® Ureia 10% Creme para os Pés, massageando bem a planta e o dorso (não aplique entre os dedos).
4. Use sempre sapatos com meias de algodão, sem costuras e que não apertem demaisas pernas.
5. Nunca ande descalço de forma a diminuir os riscos de lesões. Evitar o uso decalçados abertos como sandálias e chinelos.
6. Nunca aqueça os pés em bacias com água quente e evite ao máximo aproximá-los deaquecedores, lareiras ou outras fontes de calor.
7. Use sempre sapatos confortáveis e ergonômicos de forma a não haver pressões.
8. Não use calicidas, álcool, iodo ou outros produtos irritantes para cuidar dospés.
9. Não fume. O cigarro prejudica a circulação sanguínea.
10. Visite regularmente seu médico.