quinta-feira, 4 de julho de 2013

ENTREVISTA: Cabelo mais bonito durante a gravidez


Se você já está no quarto ou quinto mês de gestação deve ter notado que o cabelo cresceu mais rápido e está mais grosso, volumoso ou sedoso. E se a gravidez está bem no comecinho, é bem provável que vá sentir essa alteração em breve. Quem explica essa mudança boa é a dermatologista e Angélica Pimenta, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), do Rio de Janeiro: “A gangorra hormonal faz o cabelo permanecer por mais tempo na fase de crescimento, que chamamos de anágena, e como normalmente os fios crescem um centímetro ao mês é no meio da gestação que essa mudança fica mais evidente. Também é esperado alterações na textura e no volume dos fios, sendo que a maioria das grávidas nota o cabelo mais bonito.”

No sexto mês de gravidez Guilhermina Guinle exibe um lindo cabelão
Foto: Reprodução
 

Ter uma dieta que contenha todos os grupos alimentares e tomar bastante água potencializa a beleza dos fios já que a fibra capilar precisa de aminoácidos, vitaminas e sais minerais para permanecer forte e saudável.

BONS ALIADOS

Quando a alimentação não contém a quantidade suficiente de nutrientes o seu médico pode prescrever o uso de suplementos alimentares que, entre outros benefícios, contribui para um cabelo mais bonito e indicar exames gerais e de dosagem de minerais como zinco e selênio. “Também acho interessante fazer exames específicos do cabelo e couro cabeludo como a tricoscopia e tricograma, a fim de diagnosticar precocemente ser existe alguma doença relacionada ao cabelo e, dessa forma, começar o quanto antes um tratamento. Assim dá para diminuir ao máximo as chances da mulher ficar com pouco cabelo ou fios muito finos”, conta a dermatologista. Na lista de cuidados, você pode incluir xampus e máscaras de hidratação com ingredientes que deixam os fios radiantes caso da lanolina, das ceramidas, da queratina e dos aminoácidos.

  Por: Aline Dini