Mas antes de iniciarmos um tratamento
devemos entender que essa condição é multifatorial, ou seja, diversas causas
estão relacionadas ao seu aparecimento.
Causas:
- Pigmentação: pode ser por efélides (sardas) ou hiperpigmentação pós-inflamatória.
- Congestão Vascular (olheiras arroxeadas)
- Encovamento da área (olheiras fundas)
- Causas Secundárias: hereditariedade, alergias, rinite alérgica, anemia, medicamentos (por ex. colírios para glaucoma), estresse, envelhecimento...
- E a principal: Noites mal dormidas e poucas horas de sono podem provocar olheiras até em pacientes que nunca tiveram problemas com isso (alguns poucos sortudos!)
Tratamentos:
A escolha do tratamento é feita após a
análise das causas fisiológicas das olheiras. Uma olheira por excesso de
pigmentação pode ser tratada com medicação tópica, peelings ou lasers. Já a
por congestão vascular pode ter como escolha a carboxiterapia. Quando a
área é encovada ou pouco hidratada, o preenchimento com ácido
hialurônico é o tratamento de escolha.
- Tópicos: entre as substâncias recomendadas estão o retinol, as vitaminas C e E, o green tea, a cafeína, a kombuchka, a vitamina K e complexo tensores obtidos a partir da associação de ativos.
- Peelings: podem ser feitos com algumas dessas substâncias em concentrações maiores, sendo o ácido tioglicólico a escolha nesse tratamento.
- Lasers: podem ser feitos com a Luz Intensa Pulsada (LIP) ou CO2 Fracionado, que melhoram não só a pigmentação como também as rugas finas e flacidez associada.
- Carboxiterapia: é feita com injeção de gás carbônico (CO2). Pelo CO2 ter mais afinidade pela hemoglobina que o oxigênio (O2), ele o desloca, e na sua forma livre aumenta o metabolismo local, diminuindo a congestão vascular. Além disso, o O2 estimula o fibroblasto a produzir colágeno, tornando a área menos flácida.
- Preenchimento: é feito com a aplicação de ácido hialurônico no sulco naso-jugal. Ele preenche a área encovada, deixando-a mais plana, além de hidratar o local.
-
Maquiagem: A maquiagem é um recurso usado por todas as mulheres (e até alguns homens!) que possuem olheiras. Uma dica é o uso de corretivo amarelo antes do corretivo cor de base. Outra é usar um corretivo que tenha filtro solar associado, já que essa é uma área muitas vezes esquecida ao colocarmos o filtro solar na face!
Se você achava que sua
olheira não teria solução, agora já sabe que existem muitos tratamentos no
mercado. Converse com o seu dermatologista e descubra quais os melhores produtos
e procedimentos para você!